Casa da Póvoa  |  Turismo no Douro

 

A Casa

Com vista para o rio Douro e para a Barragem do Carrapatelo, a Casa da Póvoa mantém a presença da casa rural, solar típico do Douro Litoral do séc. XVI/XVII recentemente recuperado para receber turistas entusiastas pelo turismo rural. O granito, alcantaria, o reboco e a cal, são os materiais elementares da arquitectura desta casa.

Como a maior parte destas casas, esta conserva dois pisos:

No piso térreo a casa mantém todas as características iniciais tais como a capela, lagares, adegas e celeiros.

No piso superior tem a Sala de Entrada, mais duas Salas contíguas e ligadas (com fogão de sala) e uma Sala de Jantar com mesa para 10 pessoas (com fogão de sala). A cozinha primitiva foi transformada em Sala Comum, mantendo a lareira típica e em funcionamento.

Anexo a esta sala tem uma cozinha com todos os equipamentos domésticos, nomeadamente fogão, frigorífico, máquinas de lavar loiça e roupa e micro-ondas. Anexo à cozinha existe um pequeno quarto de apoio, também utilizável para pessoal doméstico. 
A Sala Comum está equipada com meios audiovisuais (televisão, vídeo e Hi-Fi).

                             

Ainda neste piso, tem 5 Quartos: 4 duplos e outro que poderá alojar até 4 pessoas. Um dos quartos duplos tem casa de banho privativa. Para além da referida casa de banho privativa, tem mais 3 casas de banho.

                             

A casa possui um jardim onde se podem servir refeições e uma piscina com 10x5m. É, também, possível tomar banhos no rio, bem como efectuar passeios na propriedade.

               

A Casa da Póvoa fica a 10 minutos da zona da Pala (Cinfães) onde é possível praticar desportos náuticos ou a 15 minutos do Rio Paiva, local onde pode fazer rafting e a cerca de 30 minutos de distância do campo de Golf de Amarante.